Aproveitando o verão e calor, vamos falar de piscina!
Quais as vantagens e desvantagens de cada tipo.
Piscina de fibra de vidro
Este modelo é muito utilizado, devido à praticidade e preço acessível, além da fácil instalação.
Vantagens: não há formação de algas, por ter a superfície lisa. Também possui pouca chance de vazamento.
A superfície da fibra é sensível a manchas e arranhões, portanto deve-se tomar cuidado ao usar cloro, que pode ocasionar manchas amareladas.
Não deve-se utilizar materiais abrasivos, como esponjas ásperas e escova de aço.
Ponto negativo: pouca variação de formatos. Isso limita bastante o design do ambiente de lazer, ficando restrito ao que as fábricas disponibilizam.
Piscina de alvenaria
A principal vantagem da piscina de concreto é a sua adaptação ao espaço, podendo criar o modelo de acordo com o tamanho e formato do terreno disponível para a área de lazer.
Além disso, elas suportam diferentes acabamentos, variando desde azulejos e pastilhas, até pedras naturais e porcelanatos.
Ponto negativo: por ser projetada, ela deve ser bem executada, levando-se em conta a densidade do solo, estrutura e impermeabilização.
Com relação a outros modelos, sua instalação é mais demorada, podendo variar entre 45 e 50 dias, e também é uma das mais caras.
Piscina de vinil
A principal vantagem do vinil é ser um material altamente versátil, podendo aderir a qualquer formato que seu projeto suportar.
A instalação é rápida, pois a colocação do material não demanda muito tempo, como azulejos, por exemplo. O vinil tem uma vida útil em torno de 10 anos. Depois é só trocar o bolsão interno.
E sua manutenção é fácil, podendo-se utilizar materiais não abrasivos, como esponjas macias, tomando cuidado com objetos cortantes e pontiagudos durante a limpeza .
Ponto negativo: um simples corte no vinil pode ocasionar a troca do bolsão inteiro.
Piscina de borda infinita
Elas se tornaram, em pouco tempo, sinônimo de luxo e sofisticação, aliados a muita diversão e tranquilidade.
Este modelo é construído para dar a sensação de infinitude, ou seja, de que a piscina não termina junto à borda. Esse efeito pode ser aplicado em apenas uma das laterais da piscina ou em todas. Isso vai depender do tipo de terreno em que a piscina foi construída e da decisão dos arquitetos.
A água precisa transbordar continuamente, mas para não desperdiçar água ou correr o risco da piscina ficar vazia, há uma calha ao redor da borda. A água, então, vai para um reservatório, passa por um processo de filtragem e, com o auxílio de uma bomba, volta para a piscina.
As cores escolhidas para o revestimento da piscina também ajudam a dar a sensação de amplitude, desde que sejam semelhantes às cores predominantes ao redor.