Quem resiste a um belo artesanato como decoração? É impossível não se encantar com a diversidade de peças, estilos e materiais utilizados pelos artesãos em peças que muitas vezes são verdadeiras obras primas.
Mas, como todo item de decoração, é preciso bom senso e estilo na hora de escolher o artesanato que irá combinar com o restante da casa, para não existir um choque que ao invés de embelezar, irá tirar a harmonia do ambiente.
Nesse momento, o ideal é contar com o apoio de um profissional especializado em decoração, para lhe ajudar a compor da melhor maneira a decoração da sua casa.
O Artesanato na Decoração de Ambientes
Nos últimos anos ocorreu uma valorização do artesanato na decoração de ambientes. Fascinados pela beleza de peças feitas à mão, consumidores apreciam não apenas o seu uso figurativo, mas também a originalidade e a identidade que elas oferecem.
Ao incluir o artesanato nos seus projetos de decoração de interiores, os arquitetos foram os grandes responsáveis pela entrada das criações dos artesãos em casas e até mesmo escritórios.
Seja em pequenas peças, para enriquecer um ambiente, em grandes móveis ou até mesmo como parte da construção, temos a certeza que o artesanato é um elemento importante na linguagem estética atual.
E a popularidade do artesanato junto à arquitetura só tende a crescer, pois de trata de um produto cujo valor transcende a sua mera utilidade ou estética, agregando exclusividade aos ambientes. Assim, contar com uma orientação prévia de um profissional seria indispensável na escolha das peças para compor a sua decoração.
Quando se utiliza um produto artesanal na decoração, o ambiente ganha personalidade. Uma peça confeccionada por um artesão traz consigo uma significativa carga cultural e uma exclusividade do trabalho manual, bem diferente da produção em massa e da homogeneidade de uma peça industrial.
E nós, arquitetos, valorizamos peças artesanais justamente por serem únicas e originais, ainda que às vezes um pouco imperfeitas, pois essas características fazem parte do seu charme. No Brasil, de todas as formas de artesanato, destacam-se a cerâmica, a carpintaria e a tecelagem.
Não há dúvidas de que o artesanato sempre acompanhou a arquitetura e a decoração de interiores, sendo elemento de grande importância na hora de personificar e adicionar cultura a um ambiente, como duas formas de arte que se complementam.
Ao criar um contraste com outros elementos, como móveis, podemos criar efeitos interessantes e que estimulam os sentidos. Seguem alguns motivos para incluir peças artesanais na sua casa ou escritório:
1 – Está ligado à ideia de reciclar e reinventar.
2 – Utiliza matéria-prima ecológica/sustentável
3 – Está diretamente relacionado à cultura popular
4 – Estimula fortemente os sentidos
Por fim, as cores e texturas do artesanato quebram a rigidez de móveis retos, trazendo calor e aconchego para os ambientes. Podem ser utilizados, por exemplo, mandalas, painéis e quadros, artesanato têxtil (almofadas, tapetes), artesanato em madeira, palhas ou em cerâmica (esculturas, vasos).
Contratar um profissional especializado em decoração pode ajudar muito a fazer as escolhas certas para criar os ambientes mais bonitos e harmônicos.