Estilo Rústico

O Estilo Rústico, mas com um toque contemporâneo, está em alta na arquitetura moderna. Com diferentes elementos que podem compor os ambientes, a madeira presente em móveis e revestimentos é uma peça chave neste estilo, que alia o clima campestre, mas com um toque urbano.
O principal do Estilo Rústico, é que ele remete ao contato com a natureza, mas proporciona a criação de cenários lúdicos e elegantes. Entre seus principais elementos, além da madeira, estão pedras, tijolos aparentes e móveis que componham o cenário desejado.
Foi-se o tempo que uma residência com estilo rústico era exclusividade das casas de campo. A arquitetura moderna entende que esse estilo possui um charme único, aliando elementos da natureza aos ambientes urbanos.
Um dos principais motivos para se usar elementos rústicos na arquitetura e decoração, é criar nas pessoas aquela memória afetiva, aquela lembrança da infância na casa das avós, nos sítios, etc. 
Além, é claro, de oferecer um resultado estético bastante satisfatório. Os materiais selecionados podem varia para cada ponto da casa. Na cozinha, por exemplo, pode-se trabalhar com a madeira crua para mesas e cadeiras e nos banheiros ou lavabos pode-se buscar a rusticidade com pedras naturais ou a cerâmica.
Seguem algumas características desse estilo na arquitetura e decoração.
Os materiais de acabamento com características rústicas têm, em sua essência, algo de mais próximo ao natural, ou seja, pode-se dizer que são encontrados ou comercializados na forma mais semelhante à encontrada na natureza. 
A madeira convoca a rusticidade. Um espaço com móveis de  madeira, além do conforto visual, tornam o ambiente rústico e chique ao mesmo tempo. A madeira, por sinal, não precisa ficar restrita aos móveis, podendo inclusive ser utilizada pra revestir as paredes.
Dos móveis de pallets e caixotes de madeira aos móveis feitos em madeira de demolição ou madeira antiga, a decoração com este material pode elevar o estilo rústico de múltiplas maneiras. 
Para quem quiser dar um toque sofisticado, basta decorar esses móveis com objetos em metal ou em vidro. Essa mistura que faz o rústico elegante é tendência.

Finalizando o tema Estilo Rústico, é preciso ressaltar que muitas vezes os clientes possuem restrições em utilizar pedras e madeiras naturais como revestimentos. 
Para solucionar essa questão e, ao mesmo tempo dar um estilo rústico aos ambientes, existem diversos modelos e tipos de porcelanatos que substituem esses elementos e dão praticamente o mesmo efeito visual.
 O porcelanato veio de forma definitiva resolver as questões que impediam os arquitetos e clientes de utilizar a rusticidade com maior amplitude, já que esse produto preserva as características desejáveis das pedras, palhas, das madeiras, de tijolinhos aparentes e ao mesmo tempo conserva a durabilidade e a resistência oferecida pelas peças mais modernas.
Assim, o estilo rústico apresenta infinitas possibilidades de aplicação nas residências modernas. Contratar um arquiteto de confiança é o primeiro passo para criar um ambiente que atenda aos seus desejos.
Espero que você tenha gostado do conteúdo. 

Compartilhe nas midias: