Construções arquitetônicas de São Paulo.

Nos dias 9 e 10 de julho fiz uma viagem cultural para a cidade de São Paulo, onde visitei algumas construções arquitetônicas importantes da nossa história.

Mercadão de São Paulo
É um importante mercado público localizado no Centro Histórico da cidade de São Paulo. Foi inaugurado em 25 de janeiro de 1933.

Estação da Luz
É uma das mais importantes estações ferroviárias da cidade de São Paulo, inaugurada em 1865.
Jardim da Luz
É um jardim público localizado ao lado da Estação da Luz e onde encontra-se a Pinacoteca de São Paulo.

Teatro Municipal
O Teatro Municipal de São Paulo foi inspirado na Ópera de Paris e inaugurado em 1911. É um dos cartões postais da cidade e considerado um dos mais importantes teatros do país. Seu estilo arquitetônico é semelhante aos dos mais importantes teatros do mundo.

Edifício Praça das Artes
A Praça das Artes é um complexo cultural existente na cidade de São Paulo, que promove apresentações e exposições ligadas à música, dança, teatros e artes plásticas.

Pinacoteca
A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um dos mais importantes museus de arte do Brasil. Ocupa um edifício construído em 1900, no Jardim da Luz, no centro de São Paulo.
Sede da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
A Casa Caetano de Campos, localizada na cidade de São Paulo, é considerada um dos marcos do processo de renovação do ensino no Brasil. Inaugurada em 1894, atualmente funciona como sede da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Edifício Copan
Um dos mais importantes e emblemáticos edifícios da cidade de São Paulo, é considerado um dos símbolos da arquitetura moderna brasileira, concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Edifício Itália
O Edifício Itália, cujo nome oficial é Circolo Italiano, é o segundo maior prédio da cidade de São Paulo e um dos maiores do Brasil. Inaugurado em 1965, é atualmente um dos marcos da cidade, protegido pelo Patrimônio Histórico por ser um dos maiores exemplos da arquitetura verticalizada brasileira.

Edifício Martinelli
Devido a sua altura, o Edifício Martinelli é um mirante onde podem se observar pontos turísticos de São Paulo. Suas obras tiveram início em 1922 e foi inaugurado em 1929, ainda incompleto. A construção seguiu até 1934, quando o edifício chegou ao trigésimo andar.

Sesc 24 de Maio e Pompeia
Na minha visita a São Paulo tive a oportunidade de visitar duas unidades do Sesc – Serviço Social do Comércio, a 24 de Maio e a Pompeia. São espaços dedicados ao convívio e à troca de experiências. São ambientes planejados para receber atividades diversificadas e são destinados à cultura, ao esporte, à saúde e alimentação.

MASP
O MASP – Museu de Arte de São Paulo é um centro cultural e museu concebido em 1947 e situado na avenida Paulista. É considerado uma das mais importantes instituições culturais brasileiras. É conhecido pelo vão de mais de 70 metros que se estende sobre quatro enormes pilares e considerado um importante exemplar da arquitetura brutalista brasileira, sendo tombado pelo Patrimônio Histórico.

Japan House
Criado pelo governo japonês, o projeto Japan House é um ponto de difusão de todos os elementos da genuína cultura japonesa para a comunidade internacional. São Paulo foi uma das três localidades escolhidas, juntamente com Londres, na Inglaterra, e Los Angeles, nos Estados Unidos.

Centro Cultural São Paulo
O Centro Cultural São Paulo é considerado um dos principais espaços culturais da cidade e uma das primeiras instituições de São Paulo a ser considerada “centro cultural” na acepção plena da palavra. Foi inaugurado em 1982.

Bienal Internacional de Arquitetura
A 13.ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo aconteceu de 27 de maio a 17 de julho e teve como tema “Travessias”. As exposições foram espalhadas entre os edifícios do Sesc e do Centro Cultural São Paulo. A Travessia convidou os visitantes a ocuparem os espaços expositivos e de diálogo de modo a deslocarem seus corpos para as práticas sociais da cidade.

Compartilhe nas midias: