Chalés para se inspirar!

Férias…que delícia! Agora imagine-se curtindo um maravilhoso chalé no alto das montanhas ou na beira da praia. 
Agora, quem disse que os chalés devem ficar restritos apenas aos ambientes turísticos?
Tendo como principais características o telhado de duas águas, madeira por todos os cantos, móveis rústicos e aconchegantes, inspirados em construções originárias dos Alpes Suíços, os chalés também podem ganhar uma roupagem moderna e se adequar ao uso urbano, nas cidades, ou em ranchos, chácaras, sítios e fazendas. 
A arquitetura passou por diversas revoluções ao longo do tempo e hoje praticamente tudo é permitido, desde que bem planejado e executado, assim, a construção de chalés pode deixar de lado a madeira e começar a usar outros tipos de materiais, como vidros, estruturas metálicas e alumínio.
A beleza e o aconchego dos chalés pode ser adaptado para outros estilos arquitetônicos de construção, sendo que cada fachada pode ser adequada para diferentes espaços, como campo, cidade, praias ou ranchos. Hoje, apesar de remeter muito a ideia de construção utilizada para períodos de férias ou para temporadas de descanso em áreas mais tranquilas e paisagens naturais, no Brasil os chalés tem chamado muito a atenção de pessoas que pretendem construir suas casas nesse estilo de moradia.
A beleza e o charme dos chalés podem ser estruturados em diversos modelos, dependendo da temperatura da região onde o projeto será construído, para as regiões quentes, como a nossa, a arquitetura utilizando concreto é a mais indicada, mas com conceitos que rematem a ideia e o estilo próprio dos chalés. No Sul do Brasil, ou em cidades como Campos do Jordão, em São Paulo, é muito comum nos encontrarmos com esse estilo de construção, quem tem conquistado cada vez mais adeptos em outras localidades e no interior do Estado.
A característica típica de um chalé as paredes são de madeira e o telhado é bem inclinado. No entanto, contemporaneamente também podem ser vistos chalés que são construídos utilizando outros materiais, como pedra ou concreto, dependendo da região, do clima e do estilo do morador.
Nos dias de hoje há vários modelos de chalés disponíveis que buscam respeitar as exigências e necessidades de seus moradores. A verdade é que os chalés tem ganhado cada vez mais o gosto das pessoas que enxergam neste estilo arquitetônico uma verdadeira expressão de arte, de algo único, que alia o antigo ao moderno.

Compartilhe nas midias: