A exposição correta de produtos pode impulsionar os seus resultados no universo fashion. Por este motivo, uma vitrine bem montada é um excelente chamariz para atrair os clientes. Afinal, uma coisa é certa: a vitrine é o cartão de visitas e a primeira impressão de uma loja e pode definir se os clientes vão entrar ou não para ver e comprar os produtos.
Mas, apesar de aparentar ser simples, montar uma vitrine exige conhecimento, técnicas e planejamento para que os resultados buscados apareçam. Por isso, contar com a ajuda de um arquiteto especializado é imprescindível.
Existem muitas táticas interessantes para deixar a vitrine mais interessante. O mais importante é atualizar sempre os produtos e a decoração para mostrar que a loja sempre conta com novidades, ajudando a aumentar a freqüência dos clientes.
Para criar uma vitrine perfeita, antes de qualquer coisa, é indispensável planejá-la seguindo a identidade visual da marca, suas cores, seus conceitos e valores como um todo.
A vitrine, sendo a primeira coisa vista pelo consumidor, deve mostrar qual o estilo da loja, para atingir o público-alvo buscado. Assim, na hora de decorar a vitrine pense na mensagem que deseja passar. É importante também ter coerência entre os elementos, para que a fachada não se torne um carnaval de cores e texturas.
Um dos pontos importantes na hora de compor uma vitrine é estar atenta a iluminação. Ela tem que ajudar a destacar os produtos e a decoração da cena. A luz deve ser suave e estrategicamente posicionada nos lugares que precisam. Manequins, adesivos, mobiliário são os outros elementos que ajudam a criar uma paisagem agradável aos olhos e convidativa aos consumidores. Além das roupas, é claro!
Finalizando o tema arquitetura comercial, para deixar claro sua importância, uma pergunta: quantas vezes você já entrou em uma loja por causa da vitrine?
Tenho certeza de que a resposta foi inúmeras vezes. Assim, contratar um arquiteto especializado em montagens de vitrine é um investimento necessário para ajudar a construir a relação da sua loja com o seu público-alvo.
Na arquitetura comercial, atrair o consumidor é a parte mais importante no desenvolvimento do conceito do espaço físico, que deve estar diretamente conectado com os interesses e valores da marca. Uma loja sem um cuidado na apresentação dos produtos, um apelo visual, não vende. Elementos como cores, iluminação que não produza sombra no produto, composição do cenário, tudo isso são fatores essenciais para atrair o cliente e gerar venda.
Pensando nisso, o arquiteto com visual merchandising é extremamente especializado e importante para garantir identidade visual, comunicação com o público alvo e experiência de compra, atuando com conhecimentos na área do marketing e da arquitetura.