Museu do Ipiranga

Em julho, as arquitetas Carla e Catarina Seba, do escritório Carla Seba & Cia Arquitetura, tiveram a oportunidade de visitar o Museu do Ipiranga, em São Paulo. O edifício foi construído entre 1885 e 1890. Em 2013 foi fechado para uma revitalização, sendo reaberto ao público em 2022.
Este renomado marco arquitetônico, de estilo Eclético e baseado no de um palácio renascentista, com sua imponente fachada e rica história, novamente impressionou as profissionais com sua beleza e relevância cultural.
O projeto, concebido por arquitetos italianos e inspirado em palácios renascentistas europeus, é uma obra prima da história e da arquitetura, narrando por meio do seu acervo de obras de arte e objetos históricos fatos importantes da história do Brasil.
Além de explorar a grandiosidade de sua estrutura, as arquitetas puderam apreciar o magnífico jardim que rodeia o museu, um espaço verde que complementa a arquitetura e proporciona uma experiência visual e sensorial única.
Seus belos jardins foram projetados no início do século XX, inspirados nos clássicos jardins franceses, como o do Palácio de Versalhes. O jardim do Parque da Independência foi inaugurado em 1909, 14 anos após a inauguração do Museu do Ipiranga.
A visita foi uma inspiração e um momento de profundo apreço pela integração entre arquitetura e paisagismo.

Compartilhe nas midias: