Quitinetes

As quitinetes são apartamentos de pequenas proporções, formados geralmente por apenas três cômodos: uma sala-quarto, uma cozinha-área de serviço e um banheiro e muito utilizadas por estudantes, profissionais que residem sozinho ou casais sem filhos. 
Se bem decoradas, podem ser extremamente charmosas e funcionais, dividindo os espaços de forma a criar uma sensação de amplitude, mesmo em um espaço reduzido.
Antigamente mais restrita aos grandes centros, as quitinetes tem ganhado cada vez mais espaço em cidades do interior e em Votuporanga começam a despontar em diversos bairros da cidade, principalmente os próximos às faculdades.
Os pequenos apartamentos tem sempre algo em comum: boas soluções para aproveitar os espaços. Confira algumas delas! 

1 – Pintura

A separação por cores pode auxiliar na divisão dos ambientes, utilizando cores mais ousadas onde se deseja destacar.

2 – Móveis

Os móveis tem múltiplas funções. Além de dar charme ao espaço, ajudam a dividi-lo em ambientes e podem ter mais de função para ajudar a ampliar o espaço livre. Por exemplo: o sofá vira cama, a mesa pode ficar escondida na marcenaria planejada, entre outras soluções criativas.  É cada vez mais conveniente morar em um apartamento pequeno, principalmente para casais sem filhos ou pessoas solteiras. Suas plantas arquitetônicas trazem ambientes completamente integrados, que são tão modernos quanto práticos. No entanto, em certas ocasiões pode ser interessante criar divisões entre tais ambientes, por exemplo entre o quarto a e sala de estar, ou ainda na cozinha ou lavanderia.
Seja por uma questão de privacidade ou conforto, criar limites entre cômodos oferece uma ambientação mais aconchegante para o dia a dia no lar.
Ai entra o trabalho de uma arquiteta especialista em decoração de ambientes, para ajudar a tornar o espaço o mais prático e bonito possível. Seguem algumas formas de dividir os ambientes, mas sem perder a fluidez da estrutura original de planta aberta.

1 – Bancadas

Além de dispensar o tradicional conjunto de mesa e cadeiras, esta peça delimita o espaço da cozinha, dando mais privacidade e conforto à sala de estar.

2 – Estantes

Em quitinetes é comum encontrar estantes altas e de estrutura vazada. Além da função óbvia, também serve como um elemento divisor de ambientes.

3 – Desenho de Piso

Há formas ainda mais sutis de delimitar os ambientes, como por exemplo o desenho dos pisos. Enquanto em apartamentos tradicionais estes espaços são separados por uma parede com porta, o que dificulta notar a mudança de piso, nas quitinetes a transição é clara.

4 – Meia Parede

Caso seja necessário subir uma parede para dividir os ambientes, a mesma pode ser planejada sem portas, para não quebrar a fluidez típica de uma quitinete. A meia parede é ideal.

Compartilhe nas midias: