Em tempos em que a energia elétrica pesa no bolso de muitas famílias, a oportunidade de economizar dinheiro e ainda beneficiar o meio ambiente parece uma decisão muito consciente.
E é isso que a Energia Fotovoltaica oferece: a oportunidade de reduzir os gastos na conta de luz e ao mesmo tempo utilizar uma fonte renovável de geração de energia.
Quando falamos em utilizar a Energia Fotovoltaica em uma residência, o ideal é que ela seja pensada desde o projeto da obra, para que possa alcançar uma maior eficiência energética e ao mesmo tempo não prejudique o desenho arquitetônico.
Hoje o Brasil destaca-se na geração de energia solar, somando usinas de grande porte e os sistemas de geração própria de energia elétrica em telhados, fachadas e pequenos terrenos. Como resultado, a fonte solar supera a potência instalada da usina hidrelétrica de Itaipu, segundo mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).
Desta forma, ter mais independência na geração de energia é um caminho para driblar a alta nas contas de luz.
É aí que entra a Arquitetura Solar, que consiste em um conjunto de soluções que possibilitam a captação, o armazenamento e a distribuição de energia fotovoltaica por meio da luz do sol.
Dentre as vantagens de instalar o sistema para iluminação fotovoltaica, está a preservação do Meio Ambiente que o sistema proporciona.
Hoje, a sustentabilidade não é mais vista como uma tendência no setor arquitetônico e sim como um pré-requisito nas obras. Dentro desse cenário a arquitetura solar vem sendo cada vez mais implantada nas construções no Brasil e no mundo.
Desta forma, instalar sistemas de energia solar para a produção de energia fotovoltaica por meio da captação da luz do sol permite que a edificação contribua com a preservação do ecossistema. Isso porque a energia solar é limpa e renovável, além de garantir uma economia de até 95% na conta de eletricidade.
Nossa dica é que o cliente pense na instalação do sistema fotovoltaico ainda na fase do projeto e da construção do imóvel. Dessa maneira, evita-se a necessidade de realizar adaptações posteriores na propriedade.
Hoje é frequente encontrar placas fotovoltaicas instaladas no telhado de um imóvel ou suportadas por estruturas metálicas fixadas no chão. Nesses casos, a instalação de um sistema de energia solar é um item extra do projeto arquitetônico, por vezes feito posteriormente.
Assim, se for pensado antes, é possível escolher o melhor local para a instalação, deixar um espaço adequado para a estrutura e, em alguns casos, até mesmo escolher o lote ideal que irá receber maior incidência de raios solares.
Nesses casos, a ajuda de um bom profissional faz toda a diferença para tornar real aquilo que você deseja e lhe orientar nas escolhas mais adequadas.