A vida do profissional de arquitetura.

Quem quer seguir está carreira, deverá se dividir entre diversas tarefas como projetar, lidar com clientes, resolver burocracias e muitas vezes executar as obras.
Vários arquitetos recomendam que responder mensagens seja a primeira atividade do dia. Geralmente elas são sobre andamento do projeto ou da obra, outras pedem autorização para iniciar os trabalhos, algumas entregam orçamentos e perguntam datas de entrega.

Cada profissional se organiza de acordo com seu ritmo, mas todos precisam planejar a sua rotina para otimizar tempo. Isso evita perdas de tempo com locomoção, trânsito e paciência.

Se você não é fã de bate-papo, melhor ir treinando a oratória. Além de projetar, o que mais o arquiteto precisa fazer é conversar, se comunicar bem.

Falando dos tão esperados desenhos, plantas técnicas, maquetes e esboços.
Nessa fase ele decidirá as soluções para o cliente, como ficará o projeto final, que materiais serão utilizados na obra.

Sair para prospectar clientes também precisa estar dentro da rotina de um arquiteto de sucesso. Faça reuniões, responda dúvidas, mantenha os clientes informados. Isso fará toda a diferença em sua prospecção.

O objetivo financeiro é garantir que os projetos trarão lucro e estão sendo bem orçados. Você deve saber quanto tempo gasta para criar um projeto e também quanto cobrar.

Mesmo sendo um profissional autônomo, o arquiteto trabalha muito em parcerias. Muitas vezes esse trabalho pode ser realizado em home office, arquitetando tudo dentro de casa.

Mas o melhor de tudo é ver o seu projeto ganhar vida e ajudar outras pessoas a realizarem seus sonhos!

Compartilhe nas midias: