Se você busca um espaço com elegância e sofisticação, vale a pena conferir os conceitos da arquitetura neoclássica, que ainda marca presença nos dias de hoje!
O Neoclássico é um estilo que prega a simplicidade e a discrição. Originou-se no movimento Neoclassicista, nascido na Europa em meados do século 18, em oposição aos excessos decorativistas e dramáticos do Barroco e do Rococó. É amplamente conhecido em edifícios públicos e palácios de governos, de grandes cidades como Paris, Londres, Berlim e Viena.
Atualmente ainda existem diversas construções com aparência antiga e histórica que chamam atenção das pessoas e se tornam verdadeiras obras de arte do ponto de vista da arquitetura. E é justamente por conta dos elementos que a compõem, que a arquitetura Neoclássica continua prevalecendo nos dias atuais. Esse estilo pode ser observado em diferentes locais do mundo, inclusive em algumas cidades brasileiras.
Se analisarmos algumas construções antigas e também as edificações consideradas de luxo, podemos observar que elas compartilham de elementos característicos do estilo Neoclássico, fazendo uso de materiais nobres como granitos, mármores, pedras, madeiras e outros que representam a riqueza, para desenvolver as estruturas e a exatidão nos contornos criando uma harmonia em toda construção.
Este estilo oferece as formas clássicas para as construções, usando principalmente influências da arquitetura greco-romana para o desenvolvimento de suas estruturas. É comum observar que a maioria das edificações passam a obter trabalhos específicos nas colunas e que acabam abusando desse conceito das formas regulares, geométricas e simétricas. Nas fachadas, é possível encontrar o uso de frontões combinados a linhas mais leves da arquitetura contemporânea. No projeto interno, os ambientes são divididos racionalmente, aproveitando-se, assim, cada espaço.
Até hoje o Neoclassicismo tem grande importância na arquitetura, daquelas tendências que nunca saem de moda. Além das fachadas dos prédios comerciais e residenciais, é possível encontrá-lo em casas e decorações que buscam a simplicidade sem deixar a sofisticação de lado.
Os ambientes geralmente são monocromáticos e de tons suaves; o contraste entre preto e branco também é muito utilizado e garante sofisticação.
Os espaços podem ou não ter algum ponto de cor para destacar algum objeto. E assim como antigamente, o mármore, o granito e a madeira são as opções mais utilizadas para o revestimento de pisos, bancadas e paredes.
Com suas linhas retas e curvas suavizadas, o mobiliário neoclássico garante um ar sofisticado ao ambiente. Mas não se esqueça: existem peças elaboradas e com cores marcantes que podem pesar no ambiente dependendo da composição, por isso, devem ser usadas com cuidado. Você também pode combinar esses objetos com outros mais contemporâneos.
Se quer utilizar o estilo em sua residência, não se esqueça de contratar um profissional que conheça e saiba compor ambientes que combinem o neoclássico e o contemporâneo. Assim, você terá o ambiente perfeito que sempre sonhou com uma decoração equilibrada.
Morar num espaço confortável e com personalidade não tem preço. Inspirações Neoclássicas são muito bem-vindas na decoração contemporânea e garantem um ar sofisticado, além de carregam uma bagagem de história e referências do mundo. A melhor fórmula é usar a intuição e bom senso sem exagerar.
Para saber mais ou tirar suas dúvidas sobre este estilo incrível, entre em contato comigo!